O último domingo foi de grandes emoções nos campos do Itaguaí A.C. e do Mazomba com as oito melhores equipes buscando uma vaga nas semifinais do Campeonato Municipal de Futebol 2013, Taça Cidade Inteligente.

No campo do Mazomba, o primeiro jogo foi entre Leandro e Criciúma. A equipe local, tida como uma surpresa por alguns, chegou com o status de favorita por ter alcançado a melhor campanha no grupo B. Já o Criciúma, que conquistou o Aberto de Futebol Society, demorou a acordar na competição. Após três derrotas nas primeiras rodadas, a equipe surpreendeu com uma sequência de oito vitórias, garantindo assim uma vaga nas quartas de final. O Leandro começou a partida com o seu tradicional padrão de jogo, mas foi surpreendido. O Criciúma, mostrando que é um time de chegada, aproveitou os erros do adversário e venceu a partida por 3 a 0.

No confronto seguinte, Chaperó e Panelão fizeram uma partida equilibrada, com o Panelão desperdiçando boas chances no início do jogo . As equipes foram se alternando na frente do placar e a partida chegou ao fim empatada em 3 a 3. A emoção maior ficou reservada para as cobranças de pênaltis. A sequência começou com as duas equipes convertendo. Na 2ª série, as duas perderam. Após a terceira cobrança, a decisão continuava empatada em 2 gols. Na quarta cobrança o Panelão desperdiçou e o Chaperó desempatou. Bastava ao time verde e branco converter sua última cobrança para garantir vaga na semifinal. E foi o que aconteceu. Jarderson partiu para a cobrança e para o abraço dos companheiros após converter e garantir a vitória nos pênaltis por 4×3.

No campo do Itaguaí A.C., enquanto todos esperavam um jogo equilibrado entre Colorado e Real Madrid, o que se viu foi um nervosismo muito grande do Real Madri, que chegou a cometer um pênalti infantil logo aos 3 minutos de jogo. O Colorado que não tinha nada a ver com isso abriu o marcador, passando a explorar os contra-ataques. A defesa do Real Madrid esteve irreconhecível, deixando o goleiro em apuros toda vez que o adversário chegava ao ataque. Aos 30 minutos da primeira etapa, a partida já estava 3 a 0 para o Colorado. O jogo continuou nesse ritmo e, com o apito final, o Colorado, dono da melhor campanha do campeonato, fez inapeláveis 6 a 0 no Real Madrid, passando a condição de favorito ao título.

O jogo seguinte foi marcado pela reação dos meninos do Engenho, que começaram a partida perdendo por 2 a 0, ainda na primeira etapa. No segundo tempo, o Itaguaí resolveu partir para cima e, com sucessivas falhas da zaga do Santa Cândida, empatou o jogo com Felipe Bruno, marcando de cabeça. Após o empate o jogo ganhou contornos de nervosismo e acabou sendo decidido nos pênaltis. O goleiro Tiago Cruz do Santa Cândida, o menos vazado do campeonato, pegou uma cobrança e as outras duas do Itaguaí foram para fora. Já o Santa Cândida converteu as três, garantindo a vitória e uma vaga nas semifinais.

Colorado, Santa Cândida, Criciúma e Chaperó vão buscar duas vagas na grande final no próximo domingo (17), no campo do Itaguaí A.C., a partir das 11h. O Campeonato Municipal de Futebol é uma realização da Prefeitura de Itaguaí, através da Secretaria de Esporte e Lazer, com o apoio das Secretarias de Turismo e Eventos, Ordem Pública, Saúde e Transporte e Trânsito.