No próximo dia 31 de outubro todos os alunos das unidades escolares do município de Itaguaí estarão participando do Projeto Eleição do Cardápio 2014. A ação tem por objetivo a escolha do cardápio de alimentação escolar que irá vigorar no próximo ano letivo e a escolha é feita exclusivamente pelos estudantes.

Com este projeto, os alunos da rede municipal de ensino de Itaguaí têm a oportunidade de escolher o cardápio favorito – o que contribui bastante para a maior aceitação da merenda e, consequentemente, a diminuição do desperdício de alimentos. Isto também desenvolve desde cedo nos estudantes o senso de democracia.

Dois cardápios distintos serão apresentados. E os alunos, no dia da eleição, deverão escolher o que mais os agrada, assinalar na cédula de votação e depositar seu vota na urna presente na sua unidade escolar. Encerrada a votação, as cédulas serão enviadas ao Departamento de Nutrição, em envelope lacrado para contagem dos votos. O cardápio que obtiver maior número de votos será o vencedor e divulgado, ainda este ano, para todas as unidades escolares.

O município de Itaguaí é finalista no Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. O Prêmio realizado pela Organização não Governamental Ação Fome Zero, tem como objetivo desenvolver ações para garantir que a verba pública destinada à alimentação escolar seja efetivamente gasta com gêneros de qualidade, com regularidade e em quantidade necessária ao desenvolvimento físico e intelectual dos alunos do sistema público de ensino.

No último dia 2 de outubro, a cidade recebeu a comissão técnica julgadora da Ação Fome Zero composta por Joabe Coutrin, Chefe da Divisão de Acompanhamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar, e Camila Sousa Santos, Técnica da Coordenação Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que verificaram e avaliaram os projetos e documentações pertinentes a Alimentação Escolar, e ainda visitaram as Unidades Escolares sorteadas pela própria comissão.

“Antecipadamente a secretaria municipal de Educação e Cultura, através do Departamento de Nutrição Escolar, agradece aos parceiros envolvidos com a merenda escolar pelo apoio e dedicação em elevar o nome da nossa cidade e fazer valer o nosso objetivo, que é servir uma merenda de qualidade às nossas crianças que são o futuro do nosso país”, enfatiza a secretária, Célia Tavares.